Qualived

Oring

Utilizados para prevenir o contato metal-metal

Oring’s em uso sofrem uma pequena dilatação e amolecimento, podem não ter defeitos aparentes, mas sua reutilização pode criar problemas, por isso deve-se usar somente anéis novos! A inspeção do anel velho e estragado pode mostrar qual foi a falha do desgaste. Por exemplo: Extrusão excessiva indica que foi usado um anel errado ou que há necessidade do uso de anti-extrusores. Desgaste irregular pode indicar pontos defeituosos na superfície do cilindro ou excentricidade. Anéis que perderam a resiliência provavelmente foram expostos à excesso de temperatura e expostos a superaquecimentos se tornam duros e quebram.

Confira abaixo uma listagem de possíveis erros relacionados aos Orings e exemplos de utilizações equivocadas!

Falhas de Oring

A falha por extrusão, descascado e mordedura ocorrem nas seguintes situações :

  • Tolerâncias desnecessariamente abertas
  • Alta pressão
  • O’Ring muito “macio”
  • Variações físicas ou químicas que debilitam o O’Ring
  • Excentricidade
  • Cantos vivos nos alojamentos
  • Dimensões do O’Ring não apropriadas

Para evitar essas falhas por extrusão as medidas corretivas são:

  • Tolerâncias mais justas
  • Utilização de Parbaks
  • Aumentar a dureza do O’Ring
  • Verificar e comprovar a compatibilidade com o fluído
  • Evitar a excentricidade

deformação permanente é a perda total ou parcial da memória elástica de um elastômero, e é a falha mais frequente dos O’Rings. Caracteriza-se por um duplo amassamento do O’Ring (radial ou axial) que pode facilmente ser observado quando desmontado. 

O’Ring Retorcido ou com Falha Espiral é provocado parcialmente por deslizamento a seco. Outras falhas:

  • Peças excêntricas
  • Folgas grandes
  • Acabamento superficial inadequado
  • Lubrificação pobre ou inexistente
  • Material do O’Ring muito “macio”
  • Movimento lento associado a curso longo (ruptura do filme de óleo)
  • O’Ring enrolado no ato da montagem

 

Essa falha pode ser evitada tomando-se as seguintes providências:

  • Evitando-se a excentricidade
  • Melhorando o acabamento superficial
  • Utilizando um O’Ring mais “duro”
  • Melhorando a lubrificação
  • Reduzindo a deformação da seção transversal
  • Selecionando um vedante com outro perfil

Desgaste ou Abrasão é o tipo de falha mais compreensível nos elementos de máquinas com movimento recíproco, rotativo ou oscilante. Há que se ter em conta que o atrito é proporcional à deformação, e que a pressão aplicada e o desgate são proporcionais ao atrito, ou seja, algo comum.

 

Descompressão Explosiva são “bolhas” de gases que se difundem sob altas pressões e que se rompem na superfície do O’Ring. É possível que ele inche ao ser descomprimido e retorne à sua forma original sem nenhuma evidência externa de falha ou ruptura.

Neste caso, aumentar o tempo de descompressão ou escolher um material mais resistente para o O’Ring, são as melhores saídas.

Dicas para instalação

  • Não use ferramentas pontiagudas (facas, canivetes, chave de fenda) para tirar ou colocar o oring e o anti-extrusor
  • Ferramentas de alumínio ou aço inox podem ser de grande ajuda nestas operações. consulte os kits disponíveis em nossas lojas!
  • Na instalação, estique o oring o menos possível e acerte eventuais torções
  • Quando empurrar o pistão no cilindro, empurre-o reto e não torcendo. isso evitará a extrusão do anel e o vazamento do fluído